Caminho de Santiago Compostela Safari a Cavalo Cavalgada de Mar a Mar Machu Picchu O melhor do Pantanal Cavalgada dos Glaciares Índia - Cavalgada dos Marajás de Rajasthan
> compartilhe  

Cavalgada das Prendas

A 9ª Cavalgada de Prendas (2009), da cidade de Cambará do Sul, é considerada a maior cavalgada do mundo só com mulheres e em 2009 superou expectativas com a participação de mais de 480 prendas (como os gaúchos chamam as mulheres) vindas de todo Brasil.
O evento acontece em setembro, na Semana Farroupilha e tem como finalidade a conservação e o fortalecimento do papel das prendas na cultura gaúcha. 
"A iniciativa das mulheres é para mostrar que elas têm garra, amor às tradições e uma conquista de liberdade e igualdade", afirma Beatriz Trindade, uma das coordenadoras da Comissão Organizadora da Cavalgada.
A Cavalgada das Prendas começou como uma brincadeira em 2000 com um passeio realizado entre amigas. Uma prenda foi convidando outra, que convidou outra e no final das contas foram 86 mulheres passeando pelos campos e que naquele ano tinha muita neve.
A experiência deu certo. No ano seguinte o evento já contava com o apoio de "prendas-amigas" e também de cidades vizinhas,  Jaquirana e São José dos Ausentes.
Na terceira edição a cavalgada foi aberta para prendas de todo o Estado. Desde então o número é crescente de participantes.
Em 2005 foram 315 prendas de várias cidades do Estado e também de São Paulo. Em 2006 foi registrada a participação de 429 mulheres.
O evento acontece anualmente e sempre junto às comemorações da Semana Farroupilha. Embora esteja dentro da programação do município a cavalgada possui uma comissão própria.
Para as prendas de Cambará do Sul a cavalgada é uma grande reunião de amigas que dedicam um dia para mostrar a força e a coragem da mulher farroupilha.
O que a Cavalgada de Prendas de Cambará do Sul tem de especial? Além do número crescente de prendas e um percurso feito sempre por campos e matas, a hospitalidade.
Para participar da cavalgada basta ser mulher e estar a cavalo. Todas as participantes são recebidas com carinho. Ganham almoço, aperitivos no meio do percurso, pipoca e no retorno chocolate quente. Uma forma de confraternizar e mostrar que em Cambará do Sul todas serão sempre bem recebidas.