Caminho de Santiago Compostela Safari a Cavalo Cavalgada de Mar a Mar Machu Picchu O melhor do Pantanal Cavalgada dos Glaciares Índia - Cavalgada dos Marajás de Rajasthan
> compartilhe  

Os prazeres de cavalgar

Os prazeres de cavalgar - - “Cavalo brioso e bom cavaleiro se conhecem na chegada".

O que motiva um profissional a tirar férias de 10 dias e passar 7 deles em cima de um lombo de cavalo e longe da sua família? Qual a motivação de se deixar o conforto do lar para se aventurar passando até 06 horas por dia durante 07 dias em cima de um cavalo?             Não temos muito como explicar o gosto pelas cavalgadas. Uma coisa é certa, pelo Brasil inteiro se alastrou o desejo em andar a cavalo. Acontecem nas grandes cidades e nos interiores nem se fala. Existem cavalgadas pra todos os gostos e a cada ano vem crescendo mais.

Tentando encontrar palavras para transmitir nossa satisfação em cavalgar, diria que a relação homem/cavalo (amor) seria a premissa maior. Somente quem cria sabe. “Um cavalo é poesia em movimento” (Autor desconhecido), mas não é tudo. “Há algo no exterior do cavalo que faz bem ao interior do homem”. “Nenhuma hora da vida é mais valiosa do que aquela gasta na sela de um bom cavalo ” (Winston Churchill).
Cavalgar é paixão e eterna confraria, tarefa lúdica e prazerosa, pura descontração. É estar em contato com a natureza, um sonho de contemplação e alegria. É a possibilidade de conhecer pessoas e fomentar a amizade. É pertencer a um conjunto: cavalo e cavaleiro. É ladear outro ginete e puxar um papo às vezes sério, outros nem tanto. É caçoar e vadiar feito criança, sentir o ar puro do campo e encantar-se com os caminhos sem se preocupar com a chegada. É uma terapia. É curtir emoções difíceis de narrar.                               O prazer de Cavalgar é incrivelmente inexplicável! Cavalgar é bem melhor do que estou tentando ilustrar. Igualmente difícil de interpretar os momentos dos bates selas realizados (descansos dos cavalos, dos cavaleiros e amazonas). “Pode ser estragada com palavras.” (Beryl Markham escritora, treinadora de cavalos e pioneira da aviação inglesa). Cavalgar contagia e vicia!
Finalizando sobre cavalgada, os pontos altos não são  somente as lindas paisagens, é o prazer de montar, a hospitalidade e o carinho recebido das pessoas simples, o companheirismo, a amizade e, sobretudo o respeito entre todos.
 “um cavalo é a imagem dos sonhos das pessoas sobre si próprias – de força, potencia, beleza – e tem a capacidade de proporcionar a extensão de nossa existência” (Pam Brown – Poeta australiano).

Mozart Brandão Barros
– professor e participante da  Cavalgada Rota do Imperador, (beira rio São Francisco) percurso de 260 km entre as cidades de Piaçabuçu e Piranhas – Alagoas, realizada do dia 28 de maio a 03 de junho de 2012.