Cavalgada que reúne as melhores características do turismo equestre: bons cavalos, boa trilha, historia, cultura, gastronomia e meio ambiente.
Ficha Técnica:
Grupos: 4 a 10
Limite de Peso: 100 kgs
Raça de Cavalo: Cruzados Mangalarga, Mangalarga Marchador
Tipo de Equitação: Passo, Marcha, Galope
Tipo de Sela: Sela australiana
Tipo de Percurso: Campo, Montanha
Com temperatura média anual na faixa dos 17ºC, o clima dos Campos Gerais é típico de montanha, com nevoeiro e frio de manhã. No inverno, entre junho e agosto, os termômetros podem chegar a marcar zero grau. No verão, entre os meses de dezembro e março, a temperatura pode atingir até 30ºC
A influência do relevo sobre o clima é muito importante a altitude e a topografia são diferenciadas originando um clima singular. As paisagens são diversificadas com formações rochosas e paredões de pedra, vales em garganta, cânions e pequenos bosques ao longo dos cursos de água.
Reconhecido por sua beleza natural e pelo fato de ser uma das primeiras vias terrestres de ligação entre o Sul e o Sudeste do Brasil, o Caminho das Tropas, traçado no século XVIII alia história e turismo. A região era passagem de inúmeros rebanhos de gado e mulas conduzidas pelos tropeiros que percorriam o Caminho do Viamão, desde o Rio Grande do Sul até as feiras de Sorocaba em São Paulo. O antigo fluxo desses tropeiros exerceu fundamental importância na formação cultural e econômica do Paraná, que acolheu várias levas de imigrantes europeus nessa região.
Numa região chamada de segundo planalto, vamos cavalgar em áreas junto a Escarpa Devoniana, notável formação geomorfológica que estende-se como uma faixa em forma de arco, por mais de 200 quilômetros.
Seus desníveis com paredes abruptas e verticalizadas, originadas pela erosão que vem esculpindo o relevo, formam verdadeiros canions.
O contraste entre os campos – onde ainda pode-se ver algumas araucárias (árvore símbolo do Paraná) e as escarpas serranas é a característica principal da região. Essa paisagem proporciona cenários naturais de muita beleza. Uma cavalgada onde alternamos momentos de contemplação da paisagem com outros de aventura.
A cultura local é fortemente influenciada pelas cooperativas de colonização holandesa e eslavo-germânica, como a Witmarsum que vamos visitar, conhecer um pouco de sua história e provar sua gastronomia.
Cavalgada pelos campos do planalto com paisagens de tirar o folego, cânions, escarpas, lageados matas e ao final a deliciosa gastronomia tropeira.
Roteiros de 3 a 5 dias com programacão de acordo com o periodo do ano e o grupo
Hospedagem em pousadas da região.
Saidas todos os meses
Consulte o preço
Depoimentos desse roteiro:
Mais uma vez a Cavalgadas Brasil me surpreendeu; local perfeito para cavalgar, excelentes cavalos, comida e estadia muito boas. Na primeira noite o Paulo e a Célia nos receberam em sua casa com um jantar delicioso e tiveram muita atenção para todos nós; grupo grande e divertido; foi ótimo; obrigado. Hermes e João Pedro Rossi.
Hermes Rossi