Como diretriz geral no Reino Unido, um cavaleiro deve pesar não mais que 10% do peso corporal do cavalo, enquanto nos EUA, esse limite é dobrado para 20% do peso do cavalo. Isto significa que para um cavalo de 500 kg, o intervalo para o peso máximo do cavaleiro é grande - 50 kg no Reino Unido e 100kg nos EUA. Estas "regras" são citadas mas não encontrei aonde ou no que foram baseadas? É obvio que o percentual de 10% não é viável para ser aplicado, pelo menos em cavalgadas! As regras da FEI Federação Equestre Internacional tem como referência 75 kgs, que foram definidas considerando o peso médio de um soldado de cavalaria....
Um estudo de 366 cavalos de enduro, concluiu que a condição corporal do cavalo foi mais importante como um fator para terminar uma prova do que o peso do cavaleiro. Este estudo comentou que cavalos “bem-condicionados” devem ser capazes de carregar 20% a 30% de seu peso corporal por 100 milhas.
Para nossas cavalgadas procuramos colocar o bem-estar do cavalo como prioridade. Vários aspectos inter-relacionados estão envolvidos com a combinação cavalo e cavaleiro, incluindo a idade do cavalo, sua aptidão e desenvolvimento muscular, o comprimento de suas costas. A habilidade, o equilíbrio e a coordenação do cavaleiro também são fatores importantes, assim como o ajuste da sela ao cavalo e ao cavaleiro. O tipo, velocidade, tempo e o terreno a ser percorrido também devem ser considerados.
Após avaliados os itens acima o limite de peso do cavaleiro entre 20 e 30% do peso corporal do cavalo parece sensato.
Pesquisa - 2018
Existem poucas pesquisas sobre os efeitos do peso do cavaleiro no bem-estar e desempenho dos equinos. Para resolver esse déficit, a World Horse Welfare, o Saddle Research Trust, a Federação Equestre Britânica e várias outras organizações financiaram um estudo piloto, cujos resultados foram apresentados no Fórum Nacional de Equinos em março de 2018, e devem fornecer as diretrizes para as melhores relações entre o peso corporal do cavaleiro e do cavalo. A Dra. Sue Dyson, Chefe de Ortopedia Clínica do Centro para Estudos em Equinos do Animal Health Trust, Newmarket, que liderou o estudo, disse: Os resultados não significam que cavaleiros mais pesados não devam cavalgar, mas sugerem que, se o fizerem, devem montar um cavalo de tamanho e preparo físico adequados, com uma sela corretamente ajustada para o cavalo e o cavaleiro.