Roteiro
Expedicão aos Glaciares Escondidos da Patagonia
1º dia – recepção no aeroporto e traslado para hotel em El Calafate.
2º dia - após café da manhã saída em veiculo para o porto Las Sombras, no Parque Nacional los Glaciares, aonde um barco espera para levar o grupo para conhecer o famoso Glaciar Perito Moreno. Minitrekking - Caminhada* de cerca de uma hora sobre o gelo do Glaciar, é uma experiência inesquecível. Na chegada as instruções de segurança antes de colocar os grampões de fixação no calçado, necessários para caminhar sobre o gelo. * limitado até idade de 65 anos
Final da tarde transfer de retorno para El Calafate.
* Sugestão de passeio em Calafate, não incluido em nossa Programacão -visita ao Glaciarium -Museu do Gelo Patagônico e ao Glacio Bar (uma experiência interessante a -10º).
3º dia - após café da manhã, traslado para a Estância aonde vão cavalgar nos próximos dias. A Estância na margem do braço sul do Lago Argentino, abrange uma área de mais de 12.000 ha que se estendem até a fronteira com o Chile. É um local muito especial, dentro do Parque Nacional Los Glaciares. Anteriormente era dedicada a produção de ovinos. Hoje mantém somente um pequeno rebanho de ovinos, e sua principal criação/produção é de gado Hereford.
Após instalado na Hosteria da Estância, o grupo segue para visita aos galpões e o curral aonde estarão os cavalos da cavalgada. Oportunidade para conhecer como são criadas as ovelhas na Patagonia (famoso cordeiro patagônico).
4º dia – após café da manhã, inicio da Expedicão, subindo a Cordilheira dos Cristais, conforme ganha altitude, consegue delinear melhor os lagos, Braco Rico e sul do lago Roca, Cerro Frias. Uma vez alcançado o topo, a cavalgada segue em área de floresta da Patagônia Andina. A trilha segue entre arvores típicas ( lengas) por caminhos antigos, utilizados para conduzir ovelhas. Saindo da floresta se encontra o Vale do Rio Cachorro. Começa a descida para os campos mais baixos até atingir o leito do rio. Neste trecho uma vista surpreendente do Glaciar Frias ao fundo. Seguindo um pouco mais chega-se aos currais do Posto Rio Cachorro aonde possivelmente os baqueanos estarão trabalhando.
Conforme as condições de tempo, cruzamos a floresta para chegar no marco de divisa com o Chile.
Depois de um almoço no campo, a cavalgada continua ate a Laguna 3 de abril , habitat de flamingos , cisnes de pescoço negro, gansos e patos. Passando a Laguna chega-se ao Posto da Laguna aonde depois de cuidar dos cavalos , o grupo vai se aquecer junto do forno de barro e do fogão a lenha, aonde estará sendo preparado o jantar . O Posto tem um quarto com 3 beliches e um ambiente com dois bancos que se transformam em camas e que serve como área para jantar e cozinha. Capacidade total 6 pessoas. Instalações rusticas e básicas. Jantar e pernoite no Posto Laguna 3 de abril.
5º dia – após café da manhã, a Expedicão continua para o sul, no sentido da varanda das geleiras. O caminho segue paralelo ao braço Sul do Lago Argentino, passando por pastos aonde devem esta uma manada de cavalos da Estancia . Chegando no mirador da varanda, uma vista espetacular do braço sul do lago Argentino, da Laguna Coracão e do lago Frias. Ao fundo os Glaciares Escondidos, Gorra, Frias e Dickson.
Uma enorme pedra irregular de mais de 20 metros de altura será o próximo destino da trilha. Pausa para o almoço num lugar protegido.
No final da tarde, retornar ao Posto da Laguna 3 de abril, onde passaremos a noite.
6º dia – após café da manhã começa a cavalgada de 18 kms, de retorno a Estancia, descendo ate as margens do braço sul do lago Braço Sul do Lago Argentino
Ao chegar, almoço especial de encerramento da Expedicão - um típico cordeiro patagônico assado
Depois do almoço traslado para aeroporto de El Calafate.
* O programa pode variar dependendo das condições meteorológicas.