Roteiro
Cavalgada no Vale Sagrado - Machu Picchu
1º dia - O seu hotel na primeira noite fica no centro de Cusco, perto da histórica Plaza de Armas, conhecida como "Praça do Guerreiro". O horário do check-in é a partir das 11:00. Se você chegar cedo, poderá guardar sua bagagem com o concierge e partir para explorar um pouco de Cusco, ou fazer uso das principais áreas do hotel. Nesse primeiro dia é importante que você descanse e se aclimate à alta altitude, antes de iniciar sua expedição a cavalo nos Andes. O almoço e o jantar são por sua conta hoje. Observe que o itinerário a seguir é um pouco flexível. Podem ocorrer alterações devido ao clima e outras circunstâncias imprevistas fora do controle do seu guia. Os horários e rotas das cavalgadas são aproximados e pretendem servir como referência. Quaisquer alterações serão feitas com seus melhores interesses em mente. Hospedagem incluída em Cusco no Costa del Sol Hotel ou Hilton Garden Inn, (altitude c. 3.400 m).
2º dia- Após o café da manhã, nosso traslado passa no hotel às 09:15, para uma viagem de aproximadamente 1:30 minutos para seu hotel no Vale Sagrado. Nas próximas quatro noites, você ficará em acomodações confortáveis no coração do Vale Sagrado, entre Cusco e Machu Picchu, e a uma curta distância de carro do Rancho Perol, do Eduard, aonde vivem nossos cavalos. Depois de se instalar no seu quarto, você segue para o Rancho Perol. Almoço no rancho o resto do dia é reservado para se familiarizar com os cavalos Paso Peruano. Haverá uma demonstração e uma palestra resumindo os princípios da equitação clássica peruana; também haverá um briefing de segurança detalhado que destaca todos os riscos potenciais que podem ser encontrados durante a cavalgada. O guia combinará você com um cavalo de acordo com sua capacidade, preferência, personalidade e peso. O jantar será no Rancho ou em um restaurante local. Hospedagem no Hotel Sonesta Posada del Inca, no Vale Sagrado, (altitude c. 2.800 m).
3º dia - Após o café da manhã no hotel, você será levado ao Rancho. A cavalgada de hoje segue por um caminho antigo que leva a uma trilha de tirar o fôlego no topo da Cordilheira Vilcanota. Nesta rota, você explora trilhas, descobre paisagens e cavalga fora das trilhas mais conhecidas. Observe a rica flora dos Andes peruanos, como a árvore Molle ou a "Pimenta", cuja resina os incas costumavam embalsamar múmias, a árvore Sauco, que produz pequenos e muito saborosos frutos preto-arroxeados e a árvore Qeuna de tronco retorcido, cuja casca de cor avermelhada lasca e descasca como papel. Você também pode encontrar outros espécimes botânicos nativos dos Andes peruanos, como a árvore de Tamarillo (tomate de árvore), Cantutas, conhecida como a flor dos incas, o Aguaymanto, também conhecido como cereja peruana ou groselha-do-cabo e Muña, que é uma erva peruana semelhante a hortelã. Ao chegar ao topo da montanha, deixe os cavalos descansarem um pouco e aprecie a vista espetacular. Depois de uma bebida refrescante e lanche, a cavalgada continua ladeira abaixo por trilhas exuberantes, chegando por volta do meio da tarde em um belo vale. A equipe de apoio o encontrará aqui e você vai degustar um delicioso almoço. Chegue de volta ao Rancho Perol por volta das 16:30. O jantar será no Rancho ou em um restaurante local. Hospedagem no Hotel Sonesta Posada del Inca, no Vale Sagrado, (altitude c. 2.800 m). Duração: aproximadamente 4-4,5 horas. Altitude durante cavalgada: 2.800 - 3.600 m.
4º dia - Hoje você vai de trem para Machu Picchu. Desde sua descoberta por Hiram Bingham em 1911, Machu Picchu cativou os corações e mentes do mundo moderno. A experiência de visitar Machu Picchu não se limita às próprias ruínas; a viagem de trem é uma experiência espetacular.
Antes de ser declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983, a cidadela inca era quase desconhecida pelo mundo. Desde então, as visitas a Machu Picchu aumentaram tanto que agora é um dos destinos favoritos de viajantes de todo o mundo. O Ministério da Cultura do Peru estabeleceu alguns regulamentos que visam preservar este lugar maravilhoso. Estes regulamentos entraram em vigor recentemente e são os seguintes: - A entrada em Machu Picchu ocorrerá em vários turnos, permitindo uma estadia máxima de 4 horas. O número de visitantes é limitado a 800 por turno. - Se os visitantes saírem e desejarem entrar novamente, eles deverão comprar um novo ingresso. Geralmente, os visitantes não podem entrar na cidadela de Machu Picchu sem um guia. Você será recolhido no hotel e transferido para a estação de trem de Ollantaytambo a tempo de seu trem para a estação de Macchu Picchu (uma viagem de aproximadamente 1,5 hs) Seu guia da cavalgada não o acompanhará até Machu Picchu, mas explicará o plano do dia em detalhes antes de você ir. Para entrar em Machu Picchu, você precisa contratar os serviços de um guia, o que pode ser feito na entrada das ruínas. O custo do seu guia é pago localmente (aproximadamente US$ 50, dependendo do tamanho do grupo). Devido aos regulamentos impostos pelo Ministério da Cultura, ao visitar Machu Picchu, você deve levar seu passaporte. Mais tarde, pegue o trem de volta para Ollantaytambo. Você será recolhido na chegada a Ollantaytambo e transferido de volta ao Rancho para o jantar. Após o jantar, volta a seu hotel. Hoje, você vai em altitudes entre 2.800 e 2.100 m. Hospedagem no Hotel Sonesta Posada del Inca, no Vale Sagrado, (altitude c. 2.800 m).
5º dia - Após o café da manhã no hotel, traslado para o Rancho. Na cavalgada de hoje você atravessa o rio Urubamba sobre uma ponte tradicional e passa por Pichingote, uma antiga vila andina onde as casas são parcialmente construídas nas cavernas. Depois, em Salinas, você vai ver salinas dos tempos Incas, que ainda são usadas pelos habitantes locais para extrair sal da água da nascente da montanha. As salinas consistem em uma série de plataformas onde a água salgada é canalizada através de um impressionante sistema de irrigação e deixada para evaporar ao sol.
Hoje você escala quase 850m com os cavalos para chegar ao altiplano andino. Essa escalada leva cerca de duas horas e será realizada em um ritmo lento, porque a mudança de altitude afeta não apenas os cavalos. Uma vez a 3.550m, você estará cercado por paisagens deslumbrantes e pelas montanhas cobertas de neve de Chicon, Veronica e Pitusuray. Continue a cavalgada até Maras, uma típica vila andina com uma bela igreja colonial de 400 anos, onde um piquenique estará esperando por você. A igreja de Maras foi construída logo após a conquista e é uma das dez igrejas mais antigas da América do Sul. Em Maras, visite as ruínas de Cheqoq, aonde os incas construíram fascinantes áreas de armazenamento a frio (geladeiras pré-hispânicas) para conservar os produtos agrícolas da região. O resfriamento dos produtos era obtido usando um sistema de túneis de vento para circular o ar e uma rede de canais de água para circular a água fria de uma nascente próxima da montanha.
Continue cavalgando para o belo cemitério de Tiobamba. Os cavalos são deixados com os guias e você retorna ao hotel. Depois de descansar e tomar um banho quente, jantar em um dos restaurantes de Urubamba ou no rancho. Hospedagem no Hotel Sonesta Posada del Inca, no Vale Sagrado, (altitude c. 2.800 m). Duração: aproximadamente 4-4,5 horas. Altitude durante cavalgada: 2.800 - 3.550 m.
6º dia - Após um saudável café da manhã em seu hotel, você será recolhido às 9h15 e transferido em veículo para uma vila perto de Tiobamba, aonde os cavalos estão esperando.
Hoje você segue trilhas primitivas pelo altiplano, o cenário é espetacular, com montanhas cobertas de neve, flores silvestres e belos lagos na montanha. Você vai ver crianças quechuas sorridentes com seus rebanhos de ovelhas ou gado e ver os camponeses lavrando seus campos da maneira tradicional, com bois amarrados a um arado de madeira. Você pode até compartilhar uma chicha (a tradicional bebida de milho) com eles. Nos arredores de Chinchero, a equipe de apoio e um piquenique esperam por você. Em um dia claro, as vistas de Chinchero são tremendas; a oeste e noroeste se estende uma vista do altiplano ondulado, rodeado pelos dramáticos picos nevados das Cordilheira Vilcabamba e Urubamba.
Após o almoço, a cavalgada continua até o Lago Piuray. A partir dai, segue no sentido de Cusco e passa por algumas pequenas aldeias. Em uma dessas aldeias, a cavalgada termina e você deixa os cavalos numa propriedade. Se o tempo permitir, haverá uma visita a Chinchero, onde poderá haver uma chance de visitar uma oficina de têxteis e ver uma demonstração de fiação. As belas tecelagens ainda são feitas da mesma maneira que nos tempos dos incas. * Se não houver tempo para visitar Chinchero hoje, essa visita será feita na manhã do dia 8.
Traslado à cidade histórica de Cusco, a mais antiga cidade continuamente habitada da América do Sul e antiga capital do grande Império Inca. Os incas chamavam seu império de Tahuantinsuyu, "os quatro quadrantes da terra". Cusco, que significa "o umbigo do mundo", era o centro de Tahuantinsuyu; sua praça principal, a Huacapata (hoje Plaza de Armas), marcou o coração de Cusco e do Império Inca. Pelas próximas duas noites, você fica em um hotel muito confortável, localizado perto da Plaza de Armas, o coração do centro arqueológico de Cusco. O jantar esta noite é por sua conta. Seu guia terá prazer em recomendar um restaurante. Você pode explorar a vida noturna de Cusco. Hospedagem em Cusco no Costa del Sol Hotel ou no Hilton Garden Inn, (altitude c. 3.400 m). Tempo de cavalgada: aproximadamente 4.5-5 horas. Altitude durante cavalgada: 3.550 - 3.800 m.
7º dia – Hoje é dia para você conhecer Cusco, visitar as inúmeras ruínas, igrejas, catedrais e museus de Cusco, faça compras ou simplesmente relaxe. Segundo a lenda inca, Cusco foi fundada por volta de 1200 dC por Manco Capac e Mama Occlo. Manco Capac selecionou o local quando o cajado de ouro dado a ele por seu pai, o Sol, afundou na terra e desapareceu. Cada imperador inca construiu seu próprio palácio e complexo durante seu reinado. Os espanhóis tentaram inicialmente erguer os edifícios incas, mas logo perceberam que, por causa de sua construção de qualidade, era mais fácil reutilizar as fundações incas para seus próprios edifícios. Por esse motivo, você ainda pode ver muitas das paredes incas originais na cidade. Cusco é agora uma cidade vibrante de cerca de trezentos mil habitantes, a grande maioria dos quais é indígena quechua. Apesar de ser um importante destino turístico, tanto por seus próprios tesouros quanto como ponto de partida para o Vale Sagrado e Machu Picchu, Cusco conseguiu manter seu estilo distinto. É um ótimo lugar para passar o dia. O almoço e o jantar são por sua conta hoje. Hospedagem (incluída) em Cusco no Costa del Sol Hotel ou no Hilton Garden Inn, (altitude c. 3.400 m).
8º dia - Você será recolhido em seu hotel às 09:15 e transferido para encontrar os cavalos. Hoje é um dos dias mais bonitos da cavalgada, vai explorar antigas trilhas incas e campos. O cenário é absolutamente de tirar o fôlego, com vistas impressionantes das muitas montanhas cobertas de neve e do altiplano. Manadas de lhamas e alpacas podem ser vistas pastando ao longo do caminho. Às vezes, você vai percorrer trilhas difíceis nas montanhas, raramente utilizadas, mas que são a melhor maneira de ir de um lado da montanha para o outro. A maneira como os cavalos lidam com as subidas e o terreno difícil certamente impressionará você. Em um trecho da rota, você chega a um ponto alto a 4.350m e vê o pequeno lago raso Quellacocha, o ponto mais alto do percurso. O almoço será no lago. Após o almoço, continue até o lago Qori'cocha e passe por grandes campos de batata, todos arados à mão. Então comece a descer com os cavalos do altiplano até o vale de Umaspampa, levando-o a uma trilha em zig-zag por aproximadamente 2 horas.
Durante esta descida, você precisará conduzir seu cavalo por cerca de 15 minutos para atravessar um terreno rochoso. Perto da vila de Umaspampa, deixamos os cavalos e seguimos de carro para o hotel no Vale Sagrado. Hospedagem no Hotel Sonesta Posada del Inca, no Vale Sagrado, (altitude c. 2.800 m). Tempo de cavalgada: aproximadamente 5-6 horas. Altitude durante cavalgada: 3.300 - 4.350 m.
9º dia – Depois do café da manhã no hotel, voce segue para a vila de Umaspampa, e começa a cavalgada. Seguindo para as aldeias de Cuper Alto e Cuper Bajo, até chegar a uma igreja perto da vila de Chinchero, onde você vai almoçar. A paisagem no caminho é absolutamente espetacular e haverá ótimas oportunidades para fotos.
Hoje, grande parte da cavalgada é feita por trilhas que faziam parte do sistema de estradas do grande Império Inca, o 'Capac Nan'. A rede rodoviária inca foi um dos maiores feitos de engenharia realizados no Novo Mundo e rivalizou com as estradas romanas do Velho Mundo. A rede rodoviária de 30.000 km ligou Cusco, a capital inca, aos domínios mais distantes do império. O sistema rodoviário compreendia quase todo o território dos Andes, incluindo Peru, Bolívia, Equador, Argentina e Chile e era formado por quatro estradas principais e muitas estradas secundárias. Esta tarde mais uma bela cavalgada com paisagens deslumbrantes. Chegue à vila de Huaynacolca, no alto das montanhas que cercam o Vale Sagrado. Hospedagem no Hotel Posada del Inca, Yucay, Vale Sagrado (altitude c. 2.800 m). Tempo de cavalgada: aproximadamente 5-6 horas. Altitude durante cavalgada: 3.800 - 3.550 m.
10º dia - Partida após o café da manhã para último dia de cavalgada. Antes de encontrar os cavalos, parada na loja de cerâmica do renomado ceramista e artista Pablo Seminario, uma lenda local entre Cusqueños. Pablo inventou uma nova forma de arte em cerâmica que integra estilos modernos abstratos às técnicas e desenhos tradicionais de cerâmica inca e pré-inca. Após uma breve visita à loja de cerâmica, começa sua cavalgada por antigas estradas incas, acima do Vale Sagrado, passando por terras agrícolas e a pequena vila de Santana. Continue até chegar a um belo pátio de uma casa antiga, onde o almoço será servido. Após o almoço, a cavalgada continua por uma trilha com excelentes vistas do vale Urquillos em direção a Maras. De Maras, comece a descida ao Vale Sagrado. Passe pelas minas de sal e volte ao Rancho Perol por volta das 16:00. Celebre o seu retorno com um tradicional Pisco Sour no Rancho.
O jantar será no Rancho ou em um restaurante local. Hospedagem no Hotel Posada del Inca, Yucay, Vale Sagrado (altitude c. 2.800 m). Duração da cavalgada: aproximadamente 4-4,5 horas. Altitude na cavalgada: 3.550-2.800 m.
11º dia - Traslado para o aeroporto de Cusco (aproximadamente 1 hora e 30 minutos)