Foi uma das melhores viagens que fizemos. Não foi só a paisagem e a experiência que nos encantou, mas também ver que os cavalos são bem tratados, bem ferrados e bem alimentados. Os guias foram extremamente atenciosos e profissionais. A proposta de se ter o Spa após a cavalgada é genial.
Denise Pacheco
A cavalgada foi fantástica. O passeio pelas trilhas foi incrível, e os guias bastantes profissionais e atenciosos com todos. Gostei muito de ver que os cavalos são bem cuidados. A região é maravilhosa. A estrutura do hotel é muito boa e o Spa foi fundamental para "recuperar" as energias. Muito bom.
Martha Frota
A cavalgada foi barbara, super organizada, turma ótima. Não poderia ter sido melhor. Muito obrigada! Até a próxima !
Vera Cecilia Junqueira Escorel
Foi uma semana muito agradável: belos cavalos, trilhas muito bonitas e ótimos guias e professores. No último dia tive uma aula muito instrutiva com Silvia (teria sido, porém, mais interessante se tivesse tido no primeiro dia!). O local é muito bem cuidado, o atendimento ótimo e o restaurante serve refeições deliciosas, com vinhos e outros produtos locais. Pena ver que o abandono da vida no campo ocorre lá como aqui; porém, percebi essa mudança com um olhar mais estético (vício de profissão), mesmo que um pouco melancólico. Um dos corolários interessantes da viagem -- para os amantes de cavalos, reais ou imaginários - é a localização, perto de Siena e Firenze, passeios opcionais sugeridos para o dia livre que tivemos durante a semana. No entanto, como essas são cidades mais fáceis de serem visitadas para quem vai a Itália, sugiro uma terceira opção, uma jóia menos conhecida: Volterra, que, de carro, fica a meia hora de distância da Villa aonde nos hospedamos. Além de ser uma linda cidade medieval, tem museus e sítios arqueológicos interessantíssimos, como o de arte etrusca (Guarnacci), com uma pletora de urnas funerárias, a maioria com impressionantes imagens de cavalos. Folheando livros nas charmosas lojinhas da cidade (famosa também pelas peças de alabastro), encontrei uma edição italiana do livro de viagens do poeta inglês D.H. Lawrence, "Paesi Etruschi", que visitou Volterra na década de 20 e também notou a presença tão importante desses animais na cultura local, destacando a singularidade dos etruscos e os e os cavalos como símbolos de nossa mais íntima necessidade de viajar. Se o viandante tem mais tempo e interesse na "mitologia equestre", além de Volterra, a opção de visitar a elegante Torino (a viagem de trem de Pisa até lá é muito agradável) deve ser considerada. Destaco as peças da coleção permanente do Museu de Arte Oriental (fizeram parte de uma exposição "Cavalli Celesti", cujo catálogo está disponível para compra) e a impressionante sala de armas e de cavalos da antiga nobreza - não exatamente embalsamados, mas com partes reais preservadas! - no Palazzo Reale. Enfim, em uma viagem a cavalo, há muitas trilhas, no espaço, tempo e cultura.
Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho
Paisagens maravilhosas, cavalos muito bem treinados e ótimas acomodações, além da possibilidade de conhecer a Toscana sob um ângulo bem diferente (que certamente não conheceríamos se não estivéssemos a cavalo).
Danila Almeida
ótimos cavalos, otima companhia, uma experiência de vida, eu recomendo para amantes de cavalos experientes ou iniciantes.
Davide Botton
Deixe seu depoimento: