Cavalgada
Cavaleiro das Américas no Caminho de Santiago Compostela
Programação de cavalgada entre 25-35 km por 6-7 horas por dia
O Caminho de Santiago Compostela é uma rota importante de evidência monumental, com fortes traços culturais que vão além da arquitetura e de museus, para se transformar num lugar privilegiado para quem esta à cavalo.
Segundo uma tradição muito antiga, após a dispersão dos apóstolos pelo mundo, o apóstolo São Tiago, foi pregar as "boas novas" em varias regiões tendo ficado um bom tempo na Galicia, extremo oeste da Espanha. De regresso à Palestina, foi decapitado pelo Rei Herodes, e seus restos mortais, segundo a lenda, foram levados de volta à Espanha por dois de seus discípulos, Teodoro e Atanásio, aportando na antiga cidade de Iria Flávia, na costa oeste espanhola, sepultando-o secretamente em um bosque de nome Libredón. O lugar foi esquecido até que oito séculos depois, um ermitão chamado Pelágio começou a observar um estranho fenômeno que ocorria neste mesmo lugar: uma verdadeira chuva de estrelas caía todas as noites sobre um ponto no bosque, emanando uma luminosidade intensa. Avisado das luzes místicas, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro ordenou que fossem feitas escavações no local encontrando, assim, uma arca de mármore com os ossos do santo.
Em princípios do milênio atual, continua a lenda, um camponês chamado Pelayo, guiado por muitas estrelas, encontrou em um grande campo, a sepultura do apóstolo. A notícia correu mundo, lançando uma legião de cristãos a peregrinar até Santiago de Compostela, cidade que se formou na região.
A palavra Compostela, provém de campo de estrelas. Desde então, multidões de peregrinos anônimos vêm percorrendo este caminho mágico, o único no mundo que não se formou por motivos comerciais. Vários daqueles que deixaram o nome na história, como Carlos Magno, El Cid, São Francisco de Assis, Fernão de Aragão e Isabel de Castela, também percorreram o Camino.
Peregrinos não menos famosos da nossa história contemporânea, como artistas, escritores, historiadores, e outros, continuam nos dias de hoje fazendo a história do Camino. A partir da descoberta do túmulo do Santo Apóstolo, no século IX, a curiosidade encarregou-se de demarcar os diferentes caminhos que, partindo dos mais longínquos pontos da Europa e, em especial da Ibéria, iam se formando pela sedimentação das trilhas deixadas pelos primeiros peregrinos que se dirigiam àquele santo lugar.
Não dispondo de outro meio de locomoção, a grande maioria se deslocavam a pé, enquanto os membros da nobreza e do clero usavam do cavalo para montaria e a besta como meio de transporte da carga, tão indispensável ao sustento, abrigo, defesa e vestimenta, em face do grande tempo de duração dessas longas viagens.
A Rota de Santiago é o mais extraordinário trajeto monumental de todo Ocidente. São centenas de construções civis, militares e religiosas acrescentadas através dos séculos, que constituem-se muitas delas exemplos maiores de seus estilos arquitetônicos (românico, gótico, barroco, plateresco e neoclássico). Assim, em 1993 o Caminho de Santiago de Compostela foi declarado Patrimônio da Humanidade por Decreto da Unesco.
O Caminho de Santiago é a peregrinação mais famosa do mundo ocidental.
Muitos famosos já fizeram o Caminho de Santiago de Compostela, incluindo atores, músicos, reis, princesas e santos.
Entre os que percorreram nos últimos anos está o escritor Paulo Coelho, que descreveu sua vivência em O Diário de um Mago, publicado em 1988 com repercussão mundial.
Papa JOÃO PAULO II - Foi o primeiro papa a peregrinar a Santiago de Compostela durante um pontificado.
Ronaldo Fenômeno cumpriu a promessa e fez 522 quilômetros do estádio José Zorrilla até Santiago de Compostela
• Martin Sheen, ator que protagonizou The Way (2010), filme que tem o Caminho de Santiago como tema (recomendamos assistir)
• Shirley MacLane, que percorreu o caminho em 1994 e escreveu um livro sobre a experiência.
• Justin Timberlake, fez o Caminho com a sua companheira, Jessica Biel
Santos, reis e princesas
• São Francisco de Assis, em 1213
• Princesa Ingrid da Suécia, em 1270
• Alfonso XI de León e Castela, em 1332
• Santa Brígida da Suécia, em 1340
• Reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela, em 1488
Santos
• Santa Isabel de Portugal, em 1326