Roteiro
Cavalgada das Tradições Peruanas - Vale do Colca, Cusco e Machu Picchu
1º dia
Recepção no aeroporto internacional Rodriguez Ballón, na cidade branca de Arequipa (2335 metros de altitude). Você será trasladado até o hotel Casona Plaza Arequipa (4*). Almoço ou jantar incluído em um restaurante típico de acordo horário de sua chegada. City tour incluído - a cidade de Arequipa oferece um centro colonial muito interessante, contando com a famosa praça de armas no meio e com uma catedral deslumbrante. Outra atração mundialmente famosa é o Monastério de Santa Catalina, com uma cidadela interna, única no mundo. Durante a noite, retorno ao hotel. Pernoite em Arequipa.
2º dia
Café da manhã no hotel. Cedo, saída em veículo em direção ao Vale do Colca. No caminho cruzaremos a reserva de Salinas e Aguada Blanca, onde encontraremos com as raras vicunhas, um tipo de camelido sul-americano selvagem. Passaremos pelo mirante dos vulcões, localizado a 4900 metros de altitude, de onde observaremos toda a cadeia de vulcões que cerca Arequipa. Chegada ao povoado de Chivay ao redor das 12h30min. Almoço em um restaurante típico. Traslado ao hotel Eco Inn Colca (3* superior). Durante a tarde, faremos nossa primeira cavalgada em direção ao famoso mirante do povoado de Achoma. Durante essa cavalgada, poderemos conhecer um pouquinho da imensidão do Vale. Jantar e pernoite no povoado de Yanque.
3º dia
Café da manhã no hotel. Partiremos para nossa segunda cavalgada: Cemitério Pré-Inca do povoado de Coporaque e sítio arqueológico de Uyo-Uyo (6 horas – pic-nic lunch no caminho). Nossos cavalos de passo peruano juntamente com nosso “Chalan” nos encontrarão no hotel para seguir em direção à praça de armas de Yanque, onde se encontra uma linda igreja construída pelos espanhóis no século XVII. Cruzaremos a ponte em cima do Rio Colca, onde conheceremos a maneira Collagua de armazenar milho, em buracos escavados na montanha, acessíveis naquela época somente por intermédio de cordas. Continuaremos seguindo o caminho em direção a cidade perdida de Uyo-Uyo, descendo uma grande escada de pedra natural. Finalmente chegaremos ao sítio arqueológico de Uyo-Uyo, antiga capital da cultura Collagua, com antigas moradias, antigos dutos de irrigação e muitas outras evidencias que comprovam a coexistência entre Collaguas e Incas. Seguiremos caminho até encontrar o povoado de Coporaque, passando pelo famoso “Anfiteatro” - terraças Pré-Incas desenhadas em formato circular, dando a impressão de uma grande arquibancada curva. No povoado de Coporaque, poderemos observar, além de uma igreja singular, uma fonte central na praça de armas construída em homenagem ao Inca, uma poderosa evidencia da conquista Inca sobre o povo Collagua. Continuaremos cavalgando até chegar ao cemitério Collagua, tumbas construídas em pedra, no pé da montanha, repletas de crânios e ossos descendentes da cultura Collagua (aproximadamente 600 D.C.). Retornaremos ao hotel para descansar e mais tarde visitaremos os banhos termais locais (Entradas Incluídas). Jantar e pernoite no hotel Eco Inn Colca.
4º dia
Inicio da cavalgada progressiva: Café da manhã no Hotel. Mais tarde, partiremos em uma cavalgada de 6 horas pela margem direita do Rio Colca, para explorar a tranquilidade e a beleza das paisagens. Desfrutaremos de uma vista composta pelas famosas Terraças Pré-Incas, tipos de plantações em formato de escada recortando as montanhas. Cruzaremos o povoado de Ichupampa e chegaremos a Lari, onde almoçaremos na casa de uma tradicional família local. Depois do almoço e de descansar um pouquinho, seguiremos a cavalgada cruzando o povoado de Madrigal, para chegar ao pé do monte Chimpa, em um mirante natural, perto da mina de cobre de Madrigal. (De acordo ao clima, se está fazendo muito frio ou ventando muito forte, regressaremos para jantar e dormir em uma pousada de acomodações básicas no povoado de Lari – 40 minutos em nosso transporte). De noite, aperitivo (com direito a taça de vinho) e jantar ao lado da fogueira. Pernoite no acampamento.
5º dia
Café da manhã bem cedo, ao ar livre no acampamento. Cedo iniciaremos a subida ao monte “Chimpa” para chegar, no topo da montanha, à fortaleza de Chimpa (1 hora de cavalgada). Durante essa parte, vamos apreciar varias relíquias Collaguas: Maquetes talhadas nas rochas, o trono oficial do imperador Collagua, pinturas rupestres e, além disso, uma janela de pedra natural com uma vista incrível de todo o vale. Desde um mirante localizado na fortaleza, poderemos aproveitar uma vista única do canyon do Colca. A fortaleza de Chimpa é uma construção militar estratégica, feita de pedras, pertencente a cultura Collagua (Pré-Inca). Desceremos a montanha e seguiremos cavalgando ao redor de 5 horas em direção ao povoado de Pinchollo. Cruzaremos novamente o Rio Colca, passando por outra ponte, dessa vez, voltando para o lado esquerdo do vale. No caminho, desfrutaremos de mais terraças, montanhas e vida animal campestre: Vacas, touros, alpacas, lhamas e ovelhas, acompanhados por nativos com vestimenta e costumes típicos. Poderemos visualizar as plantações sendo semeadas, irrigadas ou colhidas, dependendo da estação do ano. Almoço ao ar livre com direito a uma vista perfeita das terraças. A fim de tarde, deixaremos os cavalos em Pinchollo e visitaremos em nosso veículo, um famoso mirante (“Cruz del Cóndor”), onde desfrutaremos de um maravilhoso por do sol na beira do segundo canyon mais profundo do mundo. Outra maravilha do mirante, é que a esta hora, os imensos condores saem para se alimentar, e aproveitamos para observar o voo desses magníficos pássaros. Traslado ao povoado de Cabanaconde (25 minutos – 20 km) ao Hotel Kuntur Wassi – 3* Superior. Jantar e pernoite no hotel.
6º dia
Café da manhã no hotel. Traslado ao povoado de Pinchollo onde encontraremos com os cavalos e Chalanes, e partiremos para visitar o famoso gêiser “Hatun infiernillo”, localizado a 11 km de distancia, no alto da montanha. No caminho, poderemos desfrutar de maravilhas naturais como cachoeiras, enormes montanhas, vegetação típica e no plano de fundo estarão os picos nevados. Chegaremos ao gêiser que funciona emitindo vapores sulforosos 24 horas por dia o ano inteiro. Almoço tipo pic-nic na descida de volta a Pinchollo, por outro caminho com vistas incríveis. Despedir-nos-emos de nossos Chalanes e cavalos em Pinchollo onde nosso veículo estará nos esperando para levar-nos de volta a cidade de Arequipa (3 horas de viagem aproximadamente). Jantar e pernoite na cidade de Arequipa.
7º dia
Café da manhã no hotel. Durante a manhã, traslado ao aeroporto para tomar o voo domestico com destino à cidade de Cusco, a antiga capital do império Inca. Chegada prevista para a hora do almoço (não incluido). Traslado ao hotel. Durante a tarde, faremos um city tour ao magnífico centro histórico e as impressionantes ruinas próximas à cidade. Jantar (não incluido). Hospedagem em hotel 3 estrelas.
8º dia
Café da manhã no hotel. Cedo, traslado à estação de trem de Poroy para pegar o trem em direção a cidade de Pisac, no Vale Sagrado. Nesse povoado, vamos conhecer o famoso mercado da cidade. A tarde continuamos no Vale , visitando a vila inca de Ollantaytambo e seu forte. Em seguida pegamos novamente o trem com destino a cidade de Aguas Calientes, localizada na base de Machu Picchu. Refeicões não incluidas nesse dia. Hospedagem em hotel 2 estrelas.
9º dia
Café da manhã cedo no hotel, em seguida pegar o mini-bus que nos conduzirá a misteriosa cidade de Machu Picchu. A visita a esse famoso complexo de origem Inca, dura cerca de 2 horas e meia. Após a visita, tomaremos um tempo para desfrutar dessa maravilha do mundo moderno, descoberta a mais de um século. Retorno à cidade de Aguas Calientes, mais tarde, trem de retorno à cidade de Cusco (3 horas de viagem) e traslado ao seu hotel 3 estrelas. Refeicões não incluidas nesse dia.
10º dia
Traslado ao aeroporto de acordo ao horário do seu voo.