Localização / Clima
Cavalgada Pantaneira
A fazenda com 15.000 hectares está localizada em uma área privilegiada do Pantanal, às margens da Vazante do Castelo em uma região denominada Pantanal de Nhecolandia, no município de Aquidauana, estado de Mato Grosso do Sul.
Nos meses de seca, a fazenda tem acesso por veículo 4x4, , nos demais meses, somente de avião, direto de Campo Grande ou de Aquidauana.
Os vôos fretados proporcionam uma visão panorâmica do Pantanal, são a opção de transporte mais rápida de chegar e viável durante o ano todo.
Clima
O clima tropical da região, tem média anual de 27°C e se caracteriza por dois períodos opostos: entre outubro e abril é marcado pelas cheias e temperaturas altas. Já de meados de julho ao final de setembro, representam um período de seca, com ocorrência de geadas, e temperatura mais amena de, aproximadamente, 15°C.
Entre as mudanças de estações, é comum designar que o Pantanal esteja enchendo ou secando. Na literatura, é possível verificar que as estações são bem definidas, sendo que a estação da seca é descrita de junho a novembro e consequentemente, os meses de dezembro a maio são atribuídos à estação das águas. Contudo, as variações climáticas globais logicamente também afetam os ciclos do Pantanal e há atualmente uma modificação da duração ou intensidade das estações.
Estação da Vazante - Abril a Junho - Chegou a hora de a água da enchente “vazar” para o leito do Rio Negro e seguir seu curso até o Rio Paraguai. A Vazante do Castelo, que desfila pelos campos e desemboca atrás da sede da fazenda, é desbravada em passeios de canoa e de barco. A água está transparente, cristalina. Jacarés, arraias, sucuris, cardumes de peixes e algas coloridas podem ser fotografados com nitidez em seu ambiente natural no início da estação. Nos campos antes inundados pela enchente agora brota um Pantanal renovado: flores coloridas e plantas de aroma selvagem forram o chão e alimentam os animais. Banhos refrescantes, paisagens magníficas e inúmeras alternativas de passeios intercalando ambientes aquáticos e terrestres fazem com que esse seja um dos momentos mais espetaculares para se visitar o Pantanal.
Estação da Seca - Julho a Novembro. A estação coincide também com a época de reprodução de grande parte das espécies da vida selvagem do Pantanal. A procura por comida e água aumenta fazendo com que as espécies saiam mais das matas e florestas e, consequentemente, os encontros se tornam mais frequentes com os visitantes. Uma imensa quantidade de aves, mamíferos, répteis entre outros podem ser fotografadas facilmente. Cada curva do rio revela uma praia de areia clara, refúgio da vida silvestre. São muitas as possibilidades de passeios e atividades para explorar a natureza do Pantanal nessa época do ano e grandes as probabilidades de avistar de uma enorme quantidade de espécies da vida selvagem do Pantanal