Roteiro
Expedição na Ilha do Marajó
Dia 1 - transfer do aeroporto para seu hotel em Belém. Visita e jantar no Mangal das Garças. hospedagem hotel 3 *.
Dia 2 - Após o café da manhã, começar nossa visita a Belém no Ver-O-Peso mercado tradicional, não há muito para um turista para comprar, no entanto, a exposição das frutas, legumes, plantas, animais e peixes, para não mencionar as pessoas, é fascinante. A parte mais intrigante é a área com ervas medicinais e raízes, cobras mortas e amuletos para todas as ocasiões possíveis.
Depois, pegamos um barco privado para Ilha Cambu no rio Amazonas, aonde uma fazendeira de cacau faz chocolate. Ela fornece seu chocolate especial para os mais famosos chefs de cozinha do Brasil. Ela nasceu em na ilha há 50 anos e viu o pai, plantar, colher e processar cacau durante toda a sua vida. Ela vai nos mostrar todo o processo, desde a colheita até o produto final que você vai provar. Após esta doce visit, o grupo irá conhecer o sr Eladi onde aprenderemos sobre algumas ervas da Amazônia e o famoso açaí. No nosso regresso de barco até Belém, uma boa oportunidade para ver os famosos botos cor de rosa da Amazônia! Um almoço estará esperando por nós no final do passeio.
Depois de uma boa siesta no hotel, uma visita guiada ao museu Emilio Goeldi, o seu jardim zoológico-botânico, e o museu etnológico. O zoológico tem peixes-boi, gatos selvagens, jacarés, cobras, macacos e muitos pássaros amazônicos. O Museu fundado em 1866, é classificado como o maior acervo de antropologia de cerâmica marajoara e outros artefatos indígenas. Noite em hotel 3 * em Belém.
Dia 3 - traslado cedo para as docas onde vamos embarcar no Catamarã para Ilha de Marajó
Pouco conhecida, Ilha de Marajó é um dos santuários ecológicos mais bem preservadas da Amazônia, suas belezas naturais são divididas entre a planície coberta de densas florestas e savanas. Praias fluviais, lagos de vários tamanhos, riachos, dunas, florestas e uma rica fauna. Durante os próximos dias, vamos explorar esse ambiente único.
Após a chegada na pequena cidade de Soure, visita a um atelier típico de cerâmica marajoara, depois visita a um fabricante de selas típica Marajoara. Um almoço leve será servido em um restaurante perto do cais, antes do grupo embarcar em lanchas para a viagem (1 ½ horas) para a primeira fazenda. No caminho floresta nas margens e as águas marrons do rio Paracauary. Na parte da tarde, nosso primeiro contato com cavalos marajoaras e uma curta cavalgada de familiarização. Noite nesta tradicional fazenda Marajoara.
Dia 4 - Após café da manhã, cavalgada para o lago, aonde vamos ver os pescadores de fazenda pegar nossa refeição, um pirarucu gigante * (cerca de 20 kgs). No caminho uma bela floresta de Ingá, palmeiraa e muitas aves. Na parte da tarde a cavalgada tem como destino nossa segunda fazenda; no caminho vamos ver os Vaqueiros trabalhar com cavalos e búfalos. Uma parada rápida para ver as ruínas da famosa fazenda Tapera (que foi uma das maiores fazendas de Marajó, com 45.000 hectares) . Nossa segunda noite na Ilha será na fazenda Ilha das Rocas.
Dia 5 – Após café da manhã, cavalgada para Fazenda Desterro. Ao longo do caminho, vemos muitas Marrecas e outras aves da época, muitos búfalos e cavalos no caminho. Paramos na Fazenda Flecheiras para ver sua produção de queijo de búfala. Próximo à sede da fazenda local que foi um importante cemitério indígena. Continuando no caminho, passamos por frondosas árvores com enormes ninhos de garças e maguaris. Na chegada a Desterro faremos um curto passeio de buffalo, montaria típica da ilha de Marajó. Depois do almoço, cavalgada até a beira do rio, onde as lanchas estarão esperando para levar os cavaleiros até a Fazenda Sanjo. Pernoite na Sanjo, tradicional fazenda Marajoara.
Dia 6 - Após café da manhã , cavalgada para conhecer a região da fazenda. Muitos guarás, garças e colhereiros todos juntos. Cor e forma incrível! Após o almoço, continuaremos nossa cavalgada ao longo de florestas cheias de surpresas para os nossos olhos. Pernoite na Sanjo, tradicional fazenda Marajoara.
Dia 7 - Após café da manhã cavalgada atravessamos a Fazenda Bom Jardim e sua floresta. Ao longo do caminho, muitos animais no campo. Depois do almoço na fazenda, vamos ajudar o Vaqueiros buscar cavalos no campo. Esta noite nós dormimos em outra tradicional fazenda Marajoara.
Dia 8 - Após café da manhã começamos a cavalgada com destino a Soure. Vamos montar principalmente na praia, atravessar alguns riachos e ver muitos guarás, essas aves vermelhas são de uma beleza rara. Conforme a época do ano, grande quantidade de outros pássaros que migram para o norte na estação quente. Você ficará surpreso com o quão alto são algumas raízes que você será capaz de passar a cavalo dentro das raízes de uma dessas palmeiras!
Na chegada a Soure, um almoço leve antes de pegar o barco catamarã para Belém. Na chegada a Belém, a traslado nosso hotel de 3 *
Dia 9 - traslado para o aeroporto
NOTAS:
• O alojamento nas fazendas - quartos duplos, triplos, em camas e em redes. No dia 4 a fazenda tem apenas 2 quartos com 3 camas cada. Com mais cavaleiros, nós usamos redes.
• As fazendas que vamos percorrer durante a cavalgada tem, no total, mais de 30.000 hectares, com mais de 15.000 bovinos (bubalinos e bovinos Brahman) e mais de 1.500 cavalos (raça marajoara e raça puruca)
• O pirarucu, é um dos maiores peixes de água doce do mundo do mundo, atingindo 3 ms e mais de 100 kg. Aqueles veremos vão pesar cerca de 20 kg ...