Cavalgada
Cavalgada da Serra RJ a Buzios
Os cavalos da Travessia Serra RJ a Búzios são da raça Paso Peruano, que teve início com a colonização espanhola no Peru. Muito cômodo e resistente, é patrimônio do país e está presente em danças folclóricas e ritos tradicionais.
Saindo do município de Cachoeira de Macacu, durante 5 dias os cavaleiros vão cruzar rios, cortar serras, percorrer trilhas em área de floresta primária, percorrer campos e fazendas e, no final chegar em Búzios, uma das praias mais bonitas e famosas do Brasil! Tudo isso cavalgando por trilhas e caminhos deslumbrantes.
A primeira noite é no Refúgio da Reserva Jequitibá, com opção de dormir numa charmosa casa de pau a pique ou numa barraca no Mirante da Serra. Difícil escolha, ambas opções ofereceram uma sensação única de descobertas!
A própria visão do paraíso! A cavalgada percorre uma extensão grande (um dia inteiro) de floresta de mata original. Uma floresta que resiste, uma verdadeira joia verde, floresta virgem, exuberante, palmeiras incontáveis, árvores com até 40 metros de altura (muitos jequitibás) recobertas por lianas, musgos, bromélias e orquídeas. Apenas 3% da Mata Atlântica original sobrevivem. Nestas florestas de clímax, como dizem os biólogos, a diversidade é impressionante: em apenas um hectare é possível encontrar 300 espécies de arvores diferentes!
Cavalgar num recanto do “Brasil original” é um privilégio. Como dizem os biólogos, florestas tropicais são mais dinâmicas porque literalmente tem mais energia, recebem mais calor, são resultado de interações milenares. Essas florestas sobrevivem em fragmentos, como ilhas. Foi muito bom olhar para o chão, e ver um tapete formado de folhas de tamanhos, tonalidades e texturas tão diferentes e coloridas que só a natureza de uma floresta tão diversa pode mostrar.
Depois de 3 dias cavalgando na serra, a cavalgada chega no vale aonde o primeiro pouso é no Hotel Fazenda Tapinuã, na região de Bananeiras. Lá produzem a excelente cachaça artesanal “Tapinuã dos Reis”, que ganhou na categoria envelhecida, certificação “Medalha de Prata” do “4º Concurso de Avaliação de Qualidade da Cachaça”.
No dia seguinte a cavalgada segue para Aldeia Velha, no caminho fazendas e cachoeiras. Com casas simples, igrejinhas e pequenos comércios, Aldeia Velha é relativamente escondida e ainda pouco conhecido mesmo entre os cariocas. Ela faz parte da Área de Proteção Ambiental São João / Mico Leão Dourado, que inclui a Reserva Biológica Poço das Antas. A noite, o jantar é uma gostosa pizza com massa de aipim e a hospedagem num hotel fazenda com os cavalos pastando na frente dos quartos.